Chiang Rai, Tailândia – Como chegar, onde se hospedar e o que visitar – Página 1

Você está na Página 1 de Chiang Rai.

Mapas – Orientação

Mapa 1 – De Chiang Mai a Chiang Rai

Mapa 2 – Chiang Rai – Centro da cidade

Mapa 3 – Chiang Rai – Atrações nos subúrbios

Mapa 4 – Chiang Rai – Atrações longe da cidade

Mapa 5 – Chiang Rai – Mapa interativo

Como é Chiang Rai ?

Eu classificaria a cidade em si como menos atraente do que Chiang Mai e menos bonita do que Pai, mas há atrações muito boas nos arredores de Chiang Rai (nos subúrbios) e isso faz toda a diferença (veja as atrações na próxima página). A cidade em si é relativamente pequena, mas não tão pequena quanto Pai. Há até mesmo um grande e moderno centro comercial. Há uma pequena vida noturna em Chiang Rai. Alguns estrangeiros optam por morar aqui em vez de Chiang Mai, o que significa que a cidade ainda é atraente.

Chiang Rai vs Pai

Se você está hesitando em qual dos dois destinos viajar por alguns dias:
Ao redor de Chiang Rai, há muito para ver, também a 50 km de distância. Atrações como plantações de chá e o triângulo dourado. Pai tem menos atrações mas pode ser mais indicado para um fim-de-semana descontraído num ambiente verdejante com rio. Outra diferença é que em Pai os turistas são principalmente jovens mochileiros. Você pode visitar a página sobre Pai.

Quantos dias são adequados para uma visita a Chiang Rai ?

Há atrações :

  1. Atrações nos subúrbios de Chiang Rai (página 2) – Até 15 km de distância (templo branco, templo azul…)
  2. Atrações dentro da cidade de Chiang Rai (página 3) – Até 1 km de distância, dependendo da posição de seu hotel.
  3. Atrações longe da cidade (páginas 4 a 6) – Até 70 km de distância (triângulo dourado…)

A maioria das atrações interessantes fica nos subúrbios de Chiang Rai (página 2)
Se você está alugando uma moto e pode se deslocar facilmente de um lugar para outro, você precisa de:

  • 2 dias – Para visitar as atrações nos subúrbios.
  • 3 dias – Para visitar as atrações mais distantes (1 dia para o Triângulo Dourado, 1 dia para as plantações de chá, 1 dia para a área de Doi-Tung).
  • 1 dia – Para visitar as atrações dentro da cidade.

No total, você pode precisar de 6 dias. Talvez apenas 5 dias se você voltar cedo dos “passeios de um dia” mais distantes e visitar a cidade à tarde.
Se você tiver apenas 2 dias, visite apenas as atrações nos subúrbios (página 2).

A respeito das atrações distantes da cidade de Chiang Rai – Passeios de um dia :

Os locais a visitar (mencionados nas páginas 4 a 6) ficam a 40 a 70 km de Chiang Rai. É totalmente possível fazer viagens de um dia a partir de Chiang Rai com uma motocicleta (foi o que eu fiz). Cada dia para outra zona. No total, 3 dias. Você também pode encontrar um hotel no norte e não retornar a Chiang Rai. Você também pode participar de uma viagem organizada e, assim, não precisará dirigir e não precisará navegar.

Como chegar a Chiang Rai ?

Dê uma olhada no mapa número 1, acima. A distância rodoviária entre Chiang Mai e Chiang Rai é de aproximadamente 185 km.

Opção 1: De ônibus

De Chiang Mai, leva 4 horas de ônibus.

A estação central de ônibus de Chiang Mai está localizada à direita da cidade. Veja a localização em um Google Map. A estação central de ônibus em Chiang Rai está localizada no centro da cidade, exatamente perto do bazar noturno. Veja a localização em um Google Map (este é o terminal 1, há também o terminal 2 nos subúrbios).

Você pode comprar uma passagem na estação de ônibus, em uma das agências de viagem da cidade ou on-line com a 12GoAsia. Há um ônibus a cada hora. Se chegar à estação rodoviária sem a passagem, talvez precise esperar de 2 a 3 horas (porque o próximo ônibus já está lotado). Isso aconteceu comigo em ambas as direções. O ônibus é lento e não faz pausas, mas tem um banheiro dentro. Há assentos VIP e assentos normais (ônibus separados).

Opção 2: De motocicleta

Eu teria preferido andar de moto em vez de ficar dentro de um ônibus por 4 horas, mas para a maioria das pessoas os 185 km são demais para uma moto. Muitos estão indo para Pai (130 km) de moto, mas preferem pegar um ônibus para Chiang Rai. Um dos motivos é a distância e o outro é que você geralmente fica mais dias em Chiang Rai (para visitar as atrações remotas) e precisa de uma mala maior.
Você pode viajar de ônibus e alugar uma motocicleta quando estiver em Chiang Rai.

Opção 3: De carro ou táxi

Você pode alugar um carro e dirigi-lo por conta própria. Você pode alugar um carro com um motorista por alguns dias. Você pode usar um táxi comum entre as duas cidades. Nas estações centrais de ônibus, há motoristas de táxi que propõem que você viaje com eles em vez de esperar pelo ônibus.

Opção 4 : De avião

Há um aeroporto em Chiang Rai. Veja a localização em um Google Map ou no Mapa 3, acima. Ele está localizado a cerca de 10 km ao norte da cidade.

Pelo que vi no aeroporto, há voos apenas para Bangkok. A distância entre Chiang Mai e Chiang Rai é muito curta para um voo. Se você estiver disposto a pagar por um voo, basta pegar um táxi entre as duas cidades e chegará em menos de 3 horas.
Teoricamente, o aeroporto está adaptado para receber voos internacionais, mas você precisa encontrar um.
Você pode comprar uma passagem aérea, dentro da Tailândia, com a 12GoAsia.

Onde ficar em Chiang Rai ? – Hotéis

Observemos novamente o Mapa número 2 :

Opção 1 – Centro da cidade

O centro da cidade é pequeno. A maioria dos turistas opta por se hospedar aqui, e a maior parte dos hotéis está aqui. Muitos dos hotéis ficam a uma distância que pode ser percorrida a pé do Night Bazaar, que é o centro de gravidade de Chiang Rai.

Tome nota do hotel Hop Inn Chiang Rai Clock Tower. É uma rede hoteleira econômica.

Geralmente, esses hotéis estão localizados nos subúrbios das cidades, mas, no caso de Chiang Rai, ele está localizado a uma curta distância do Bazar noturno, da área de bares e da estação central de ônibus. O hotel é moderno e os quartos são simples e bem organizados (todos os quartos são idênticos). Tudo funciona bem, inclusive o ar-condicionado. Há um pequeno terraço para cada quarto, de onde se pode tomar ar fresco. Eu me hospedei aqui e fiquei muito satisfeito. Os quartos são pequenos, excelentes para uma pessoa e bons para duas pessoas. Há outra filial desse hotel em Chiang Rai, o Hop Inn Chiang Rai, também a uma curta distância do bazar noturno.

Há também o hotel Hi Chiangrai Hotel. A maioria dos hóspedes dá uma nota positiva, pelo menos para a qualidade do quarto (menos para a piscina). A localização é muito central.

Veja Hotéis no centro de Chiang Rai. Depois de clicar, use o mapa para encontrar o local desejado. Leia a opinião dos viajantes sobre cada hotel.

Opção 2 – Longe do centro

Se você tiver um meio de transporte, como uma motocicleta, poderá optar por morar nos subúrbios de Chiang Rai. Por exemplo, perto do rio. Eu recomendaria dormir no centro de Chiang Rai, em uma primeira visita.

Veja Hotéis em Chiang Rai. Depois de clicar, use o mapa para encontrar o local desejado. Leia a opinião dos viajantes sobre cada hotel.

Como se mover dentro e ao redor de Chiang Rai (e chegar às atrações) ?

As principais atrações de Chiang Rai estão localizadas nos subúrbios, a uma distância de 5 a 15 km.

Opção 1: Caminhando

Você pode caminhar do seu hotel até o bazar noturno, pode caminhar até o mercado diurno e até os templos próximos ao mercado. Você pode fazer uma longa caminhada e chegar ao rio ao norte. Caminhar não é uma opção para visitar as principais atrações dos subúrbios.

Opção 2 : Motocicleta

A melhor maneira de se deslocar por Chiang Rai. As lojas de aluguel têm motocicletas em bom estado. Uma motocicleta de 125 cc geralmente custa 250 Baht por dia.

Opção 3: Excursões organizadas

Você pode participar de uma excursão organizada para visitar o templo azul e o templo branco e outras atrações nos subúrbios. Você pode participar de uma excursão organizada para uma viagem de um dia ao triângulo dourado. Você verá publicidade na cidade.

Opção 4: Carro

Você pode alugar um carro e dirigi-lo por conta própria. Você pode alugar um carro com um motorista por alguns dias.

Opção 5 : Táxi

Há táxis estranhos em Chiang Rai, uma espécie de Tuk-Tuk.

Eles estão esperando na estação central de ônibus, perto do bazar noturno.

Opção 6 : Grab (como Uber)

O Grab é o aplicativo para passeios particulares. É uma excelente solução para transporte. Na Tailândia, ele é meio legal (no momento em que escrevo). Você pode chamar um carro ou uma motocicleta.

Como é o clima em Chiang Rai ?

Como em toda a Tailândia, também em Chiang Rai, há uma estação chuvosa entre maio e outubro. O pico da chuva é em agosto, com cerca de 365 mm.
Quanto às temperaturas: Durante o dia, entre 27 e 35 graus Celsius. À noite, entre 13 e 23 graus Celsius. Os meses mais frios são: Dezembro, janeiro e fevereiro.

Onde está a vida noturna em Chiang Rai ?

Vejamos novamente o Mapa número 2 :

O Bazar Noturno é o principal foco de Chiang Rai à noite. O mercado é pequeno, com apenas algumas barracas vendendo roupas e lembranças. Veja a localização no mapa acima ou em um Google Map.

No Bazar noturno, há duas áreas com música ao vivo. Uma área é uma praça de alimentação (food court ), com muita comida tailandesa. Na praça de alimentação, há duas barracas que vendem bebidas alcoólicas. A cerveja é relativamente cara, eles vendem apenas garrafas grandes de cerveja (portanto, se você estiver sozinho, isso é um pouco estranho). Os cantores são bastante talentosos, soam melhor do que no mercado noturno de Chiang Mai.

A praça de alimentação é menos divertida quando chove muito

Há outra área no bazar noturno, com música ao vivo. É um restaurante ao ar livre:

O bazar noturno fecha cedo à noite. Isso não é Bangkok.

2. A área dos bares

Não muito longe do bazar noturno, há uma área com bares. Esses bares ficam abertos até tarde. Eles também servem comida. Veja a localização no mapa acima.

3. A Rua Pedestre (the Walking street)

Esse mercado funciona somente aos sábados, à noite. Uma longa rua é convertida em um mercado. É como o mercado noturno de Chiang Mai aos domingos. Você pode encontrar aqui também alguns pratos rápidos, como milho quente.
Veja a localização no mapa acima ou em um Google Map.

4. A área da torre do relógio

Fica perto da área dos bares. Dê uma olhada na torre do relógio e no templo Wat Ming Muang. Ambos são lindamente iluminados à noite.

O que comer em Chiang Rai ?

Em comparação com Chiang Mai, há menos opções de boa culinária ocidental. Não há expatriados que tenham aberto um bom restaurante estrangeiro. A comida tailandesa está sempre disponível em muitos lugares.

Três excelentes restaurantes que experimentei pessoalmente e que posso recomendar:

1. The Hungry Nest – localizado na área de bares, no centro da cidade.

Eles têm um excelente café da manhã, excelentes saladas e são ótimos para vegetarianos como eu. Os expatriados adoram esse lugar, que é um ponto de encontro pela manhã. O restaurante fecha à noite.

2. Polar Boulangerie and Patisserie – Não é exatamente um restaurante. É uma boulangerie com excelentes bolos e croissants.

Eles têm café da manhã com omelete (se você insistir em comer proteínas em vez de escolher um bolo com café).

Eles estão situados longe do centro de Chiang Rai, perto do rio, em uma área com campos verdes. Uma área muito bonita. Se você tiver um meio de transporte, visite o local.

3. Cat ‘n’ a Cup Cat Cafe – Não há comida aqui, apenas bolos e gatos. Muitos gatos fofos. Localizado muito perto do bazar noturno.

Na área dos bares, há o Heaven Burger que serve hambúrgueres, inclusive vegetarianos. Às vezes eu tinha muito sal no meu hambúrguer, outras vezes estava bom.

Os bares, na área dos bares, servem comida ocidental.

Há o restaurante La gatta que serve comida italiana. Massas, pizzas, risotos e muito mais.

Se você é vegetariano, tome nota do restaurante Tamachat Vegetarian. Eles estão localizados não muito longe da torre do relógio. É um típico buffet vegan tailandês de origem budista.

Preços muito baratos. Além da comida do bufê, eles também têm sopas, como essa excelente sopa “Kao Soi”. Kao Soi é a famosa sopa de macarrão da região de Chiang Mai, com um certo sabor de amendoim cremoso.

Há um restaurante indiano, não muito longe do bazar noturno, chamado Accha Authentic Indian Cuisine.

Além disso, você pode visitar o enorme centro comercial Central Chiang Rai, onde há comida, inclusive um restaurante Sizzler.

Continuar na Página 2 – O que visitar em Chiang Rai

star Mais sobre Bangkok e Tailândia :

star2 Sobre o Vietnã :

star Outras Coisas :

star Se você encontrar dados incorretos nesta página, como um restaurante que fechou ou um grande rio que se moveu ou se você quiser me dizer alguma coisa, por favor escreva-me a contato.