O planejamento do seu dia
Se você planeja visitar também Acre (Akko) + Nahariya + Rosh Hanikra, então veja a Página 2 na qual eu explico como chegar e se você pode fazer isso em um dia.
Intro – Haifa
Haifa fica a apenas 100 km de Tel-Aviv e há um trem eficiente que pode levá-lo até lá em 1 hora.
Haifa é a “capital do norte” de Israel. É a terceira maior cidade de Israel depois de Tel-Aviv e Jerusalém. É conhecida como uma cidade com uma população mista de árabes e judeus vivendo em harmonia.
Haifa é construída sobre uma montanha, a montanha Carmel. Na baía está o porto de Haifa, que é o principal porto de Israel.
A principal atração turística de Haifa são os jardins Bahai que são grandes e belos jardins administrados pela religião Bahai que tem sua sede mundial exatamente aqui.
Orientação + Mapas
Mapa 1
Mapa de orientação de Tel-Aviv a Haifa:
Mapa 2
Haifa é construída sobre uma montanha e está dividida em 3 níveis :
- A cidade baixa : a baía de Haifa – o porto
- A cidade de nível médio: Hadar – Centro da cidade – a principal rua comercial Hertzel + Wadi Nisnas.
- A cidade alta : O calçadão Yefe-Nof com vista panorâmica
Aqui você pode ver os níveis no mapa:
Mapa 3
As estações de trem e ônibus em Haifa + teleférico para a universidade
Mapa 4
Mapa interativo do Google com os principais locais mencionados nesta página:
Como chegar de Tel-Aviv a Haifa
A maneira mais fácil é com o trem. Leva apenas 1 hora e a frequência do trem é a cada 30 minutos. Você pode pegar o trem em uma das 3 estações de trem em Tel-Aviv (veja localização no mapa), o trem para em todas as 3 estações de Tel-Aviv.
A estação de trem mais proeminente em Tel-Aviv é “Tel-Aviv Center – Merkaz – Savidor”.
Há também ônibus para Haifa, é claro. O lugar mais natural para pegar um ônibus é na estação central de ônibus, no sul de Tel-Aviv (veja a localização no mapa).
Nota : Pode ser mais barato carregar um “passe de um dia” em seu cartão Rav-Kav” para esta excursão de um dia. Um passe para as zonas Tel-Aviv + Haifa. Veja como pagar os transportes em Israel.
O que visitar em Haifa ?
Chegar em Haifa de trem
Você tem que descer na terceira estação em Haifa, chamada: “Haifa Center – Haifa Merkaz” (veja nos mapas acima). Antes há mais 2 estações chamadas: “Haifa Hof Acarmel” e “Haifa Bat Galim”.
Nota: Se você quiser continuar de Haifa para outras cidades israelenses, você deve descer do trem em uma das 2 estações centrais de ônibus:
- “Haifa Hof Hacarmel” – Estação Central de Ônibus para destinos ao sul.
- “Merkazit Hamifratz” – Estação Central de Ônibus para destinos ao norte.
Mas agora você está visitando a cidade de Haifa e precisa descer na estação “Haifa Center”. A estação está localizada na parte inferior de Haifa (nível do mar), onde fica o grande porto.
O funicular – O Carmelit
Da estação ferroviária, você precisa caminhar 200 metros até a praça de Paris, onde se encontra a estação funicular (veja nos mapas acima).
A estação mais baixa do funicular é chamada de “Paris Square”. O funicular de Haifa é chamado de “Carmelit” (ele sobe a montanha do Carmelo). Tem 6 estações. Pegue o Carmelit até a última estação, chamada “Gad Ahem”.
O passeio Yefe Nof (calçadão Louis)
Da estação funicular “Gan Ahem”, dirija-se ao calçadão (veja nos mapas acima). Você pode passar pelo Panorama Shopping Center (um pequeno shopping).
(Nota : Há um zoológico no jardim de Gan-Ahem, caso você tenha tempo extra).
A vista do calçadão é bastante impressionante, você pode ver a baía de Haifa, os subúrbios de Haifa e a fronteira norte de Israel, para o Líbano.
No calçadão, caminhe para a esquerda, para a entrada dos jardins Bahai.
Os jardins Bahai
Estes jardins são muito bonitos e proeminentes em Haifa (veja nos Mapas acima). Se você chega a Haifa de barco, você os vê muito bem na montanha, mas agora você está no passeio, no andar de cima, e os jardins são muito bonitos também de lá. Os jardins estão registrados como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Os Bahai são uma religião monoteísta (leia mais aqui na Wikipedia) e têm em Haifa sua sede.
Você pode visitar os jardins, mas há regras rígidas com guardas observando que você não vai fazer coisas tolas como colher flores.
Do portão principal, você pode visitar apenas o terraço superior. Se você quiser visitar todos os jardins, você tem que caminhar para a esquerda, 100 metros, para outro portão e ali juntar-se a uma visita guiada gratuita.
Estas visitas guiadas são apenas em horários selecionados. Elas duram 40 minutos. Algumas das visitas são em inglês.
Veja o site oficial de Bahai para horários das excursões. Talvez você precise se registrar para garantir sua visita.
Abaixo ao nível de Hadar
Do calçadão “Yefe Nof”, você quer agora descer a montanha até o nível médio, ao centro da cidade de Haifa (Hadar). Se você teve sorte, e conseguiu participar de um passeio no jardim de Bahai, sairá na parte inferior dos jardins e de lá poderá continuar a pé até Hadar. Caso contrário, volte para o funicular (Carmelit) ou faça um desvio pela esquerda, através das estradas (não recomendado, se for um dia quente).
Wadi Nisnas – Almoço de falafel
Desça na estação funicular : “Aneviim” ou “Masada” (veja nos Mapas acima). Siga para a esquerda, para Wadi Nisnas que é um bairro árabe cristão com uma dos melhores Falafels de Israel (eles ganharam competições).
Vá para a estreita rua Wadi e você encontrará o “Falafel Azkenim” e em frente o “Falafel Michel”.
Tente não chegar aqui em um domingo porque a maioria das pequenas lojas estarão fechadas, incluindo os Falafels.
Rua Hertzel
Se você caminhar à direita das estações funiculares “Aneviim” ou “Masada”, chegará à rua Hertzel (veja nos Mapas acima), que é a principal rua comercial de Haifa, o centro da cidade.
Não é realmente uma rua bonita, parece que as pessoas preferem fazer compras nos grandes centros comerciais de Haifa (há alguns nos subúrbios).
A cidade baixa – A área do porto
De “Hadar” você pode descer a pé até a cidade baixa (veja nos mapas acima).
Há alguns pubs legais com uma “atmosfera portuária” na cidade baixa.
A cidade baixa – A colônia alemã
Um dos lugares mais agradáveis de Haifa. Recomendado fazer uma visita.
O bairro está localizado a uma distância a pé do porto e da estação ferroviária central. Veja a localização nos Mapas 2 e 4, acima.
A rua principal é chamada de “Sderot Ben Gurion”. A rua vai da parte inferior dos “jardins Bahai” até a área do porto.
Há muitos cafés e restaurantes e a rua é animada também à noite.
O bairro foi criado pelos Templários, uma seita religiosa protestante formada no sul da Alemanha no século XIX. Os Templários deixaram Israel após a Segunda Guerra Mundial. Você pode ler sobre os Templários de Haifa na Wikipédia. Na rua principal, há diferentes pontos com explicações sobre os Templários e sua contribuição para Haifa.
Aqui na foto, o prédio dos correios, com escrita em alemão.
Voltar para Tel-Aviv ou continuar a visitar
A partir deste ponto, enquanto estiver na “cidade baixa de Haifa”, você pode:
- Pegar um trem de volta para Tel-Aviv
- Continuar a visitar a próxima atração de Haifa – O teleférico para a Universidade
- Permanecer dormir em Haifa – Veja onde
- Continuar para Acre e Rosh-Anikra.
O teleférico para o Technion e a Universidade
O teleférico foi inaugurado em 2022. Ele vai até as 2 universidades de Haifa, nas montanhas.
A primeira parada do teleférico é no Technion, que é uma escola de engenharia de ponta e a última parada é na Universidade de Haifa.
Se você não pretende se registrar para aprender engenharia, não desça no Technion e continue até o topo (a universidade). No topo, há uma vista bonita + você pode tomar um café em um dos cafeterias da universidade.
Daqui, você pode pegar o teleférico de volta ou pode pegar um ônibus para o centro de Haifa (Hadar ou cidade inferior).
Como chegar até o teleférico ?
A estação baixa do teleférico está localizada ao lado da estação ferroviária “Merkazit – Amifratz” ( veja o Mapa 3 acima) .
Se você chegar de Tel-Aviv de trem, você pode descer diretamente nesta estação. Se você já estiver em Haifa perto da Estação Central de Trem (Amerkaz), então entre em um trem e viaje uma estação em direção ao norte.
Planejamento alternativo para visitar esta atração :
Enquanto você visita os jardins Bahai, ou Wadi Nisnas, você pode pegar um ônibus para a universidade e depois de ver a vista panorâmica, você pode descer com o teleférico. Você chegará à estação de trem Merkazit Amifratz (veja mapa 3 acima) e de lá poderá continuar de trem até Acre ou voltar para Tel-Aviv.
Outras atrações turísticas em Haifa
Zoológico de Gan-Aem
Foi mencionado anteriormente. Não é um zoológico enorme. Só vá lá se você tiver tempo extra ou crianças. Site do zoológico.
Como chegar ao Zoológico :
Com o funicular, a estação superior “Gan Aem”. (fica perto do calçadão Yefe Nof)
Veja nos Mapas acima
Madatech
Por ser uma cidade estudantil (o Technion e a Universidade), Haifa também possui este museu de ciências.
A vantagem deste lugar é que ele não é enorme como alguns museus de ciências na Europa, então você pode até ter tempo para ler algumas coisas e entender alguma coisa. Site da Madatech.
Como chegar até a Madatech :
O museu está localizado em Hadar, o centro da cidade.
Com o funicular, a estação “Matzada” ou “Aneviim”. Em seguida, caminhar 10 minutos.
Veja no mapa interativo acima
Museus
Se você precisa absolutamente visitar um Museu em Haifa, há alguns.
Veja esta lista de museus.
Onde Ficar em Haifa – Hotéis
Caso você queira ficar para dormir em Haifa :
Opção 1: A cidade alta
Se você quiser ficar na cidade alta, no calçadão “Yefe-Nof” , porque você quer ter uma bela vista à noite:
Veja Dan Panorama hotel ou hotéis próximos (clique neste hotel, escolha “mostrar no mapa” e você verá os outros hotéis na área).
Opção 2: A cidade baixa – perto do porto
Se você quiser ficar na cidade baixa, porque à noite você quer beber cervejas nos bons pubs. (É a principal zona de vida noturna de Haifa, ao redor da praça de Paris + rua Palmer).
Veja Hotéis perto do porto de Haifa
Você também verá grandes barcos na cidade baixa
Opção 3: A cidade baixa – A Colônia Alemã
O bairro da Colônia Alemã já foi mencionado anteriormente. É um bairro agradável perto do porto e da principal estação ferroviária. Animado também à noite.
Veja Hotéis em A Colônia Alemã de Haifa e leia as opiniões dos viajantes.
Um dos grandes hotéis na Colônia Alemã é o Hotel Botanica.
Há também hotéis econômicos, como o Maya Guest House.
Opção 4: Outras partes de Haifa
Veja todos os hotéis em Haifa (leia as opiniões dos viajantes para cada hotel).
Mais sobre Tel-Aviv :
- Onde Ficar em Tel-Aviv ? – Zonas potenciais para o Hotel
- O que Visitar? – Praias, passeios…
- O que levar para a viagem? Bolso escondido por dinheiro…
- Tour – Como é Tel-Aviv, a sensação da cidade
- Transporte – Sobre os ônibus, trens …
- Custo – Que preços esperar em Tel-Aviv ?
- Internet e Chamadas – Cartão pré-pago, como é a Internet…
- Mapas – Com pontos de interesse para turistas
- Perguntas Frequentes – Tempo, Festas, Custos…
- Vegetariano – Onde comer um bom Húmus, Falafel, Sabih…
- Fotos – Belas fotos da cidade.
- Seguro de Viagem (Saúde) – Pontos para saber
Haifa – O que Visitar? e onde Ficar ?
Jérusalem – O que Visitar e onde Ficar ?
Sobre a Tailândia :
- Bangkok – O que Visitar, onde Ficar, Transporte…
- As Ilhas na Tailândia – Qual Escolher, onde Ficar, Chegar ?
- Chiang Mai – O que Visitar, onde Ficar, Transporte…
- Pattaya city – O que Visitar, onde Ficar, Transporte…
Outras Coisas :
- A Lista Visual que o ajudará a Preparar a Mala.
- Visite a minha página Vegetariana. Por que ser Vegetariano? O que comer ?
- Visite a minha página sobre a Dança da Salsa. Estilos principais da Salsa. Por que dançar Salsa?
- Veja informações sobre : Barcelona
Se você encontrar dados incorretos nesta página, como um restaurante que fechou ou um grande rio que se moveu ou se você quiser me dizer alguma coisa, por favor escreva-me a contato.