Por que ser vegetariano é melhor do que ser vegano? (em nossa era)

  1. Página 1 : Ser Vegetariano
  2. Página 2 : Ser Vegetariano ou Vegano, essa é a questão
  3. Página 3 : Quais alimentos vegetarianos são ricos em proteínas, Ferro, B12…

Primeiro, leia a primeira página, na qual eu explico muitas coisas sobre ser vegetariano e vegano.

Vegetariano Vs Vegano

Este é um ponto sensível. Os veganos lhe dirão que ser vegetariano não é suficientemente bom porque também a indústria leiteira é cruel e está envolvida na matança de animais. Os veganos estão certos. Por exemplo, os bezerros machos são abatidos porque a indústria precisa menos deles do que as vacas, que estão produzindo também leite. Além disso, as vacas são tratadas cruelmente até seu abate. O mesmo vale para os ovos. A indústria está tratando muito cruelmente as galinhas.

Então, ser vegetariano ou vegano ?

Há um bom caso para argumentar que neste momento, neste contexto, ser vegetariano é suficientemente bom. Talvez em 30 anos, o contexto será diferente.

O que quero dizer com “neste contexto” ?

  1. Estamos atualmente vivendo em um mundo não vegetariano, uma sociedade humana não vegetariana (mas queremos mudar isso).
  2. Depois de sermos vegetarianos ou veganos, ainda queremos fazer parte da sociedade e não nos isolarmos em uma ilha.

Embora tenha havido grandes progressos em relação ao vegetarianismo nos países desenvolvidos, as estatísticas mostram que o mundo está comendo cada vez mais animais. Isso acontece porque países em desenvolvimento como Índia e China estão ficando mais ricos e podem se dar ao luxo (e querem) consumir mais animais. Também nos países desenvolvidos parece que aqueles que estão comendo animais estão apenas comendo mais animais. O número de vegetarianos e veganos parece estável, no máximo em 10% no melhor dos casos, dependendo do país. Normalmente é de apenas 3%.

Por que ser vegetariano pode ter mais sentido do que ser vegano:

  1. Quem está ajudando mais a converter a sociedade em uma sociedade que se abstenha de comer animais, são os Veganos ou os Vegetarianos? Tenho a sensação de que uma pessoa que está considerando deixar de comer animais pode ser realmente dissuadida pelas dificuldades de se tornar Vegano e, como conseqüência, abandonar a idéia de tudo. Uma coisa é convencer alguém a não comer animais e outra coisa é pedir a alguém que renuncie a comer sorvetes (e queijo). Há também o caso do indivíduo que decidiu se tornar Vegan e achou muito difícil. Nesse caso, é mais provável que a pessoa volte ao hábito de comer animais (do que reduzir o nível de veganismo ao vegetarianismo).
  2. De fato, as estatísticas mostram isso: há mais veganos que voltam, em comparação com os vegetarianos. Você pode encontrar ao seu redor muitos Vegetarianos de idade. Há pessoas que são vegetarianas durante toda a vida. Olhe para os Veganos e você verá principalmente jovens de vinte e poucos anos que são Veganos por cerca de um ano ou dois (mas pregando como se fossem Veganos por muitos anos). Pelo menos a intenção dos veganos é boa. Sempre digo a um Vegano: “Falarei com você em mais 5 anos, só para ter certeza de que você é quem finge ser” (sou vegetariano há cerca de 40 anos). Há muito mais vegetarianos na sociedade em comparação com os veganos (suponho que seja 5 para 1).
  3. Ser vegetariano não é fácil. Ser vegano pode ser um pesadelo em alguns casos. A dificuldade não é por causa da dieta em si, mas por causa da sociedade em que estamos vivendo. A sociedade de hoje está organizada para servir 95% (ou mais) das pessoas que comem animais, os vegetarianos são uma exceção. Você sempre depende de um determinado ambiente. Depende também de seu estilo de vida (comendo em restaurantes ou em casa). Talvez em seu país onde você vive haja muita comida Vegan disponível, mas se você costuma viajar muito, é uma história completamente diferente. Estou viajando muito e ficando em países asiáticos e posso confirmar que encontrar opções vegetarianas às vezes é muito frustrante, não quero imaginar como eu poderia sobreviver como vegano em pequenas vilas na Ásia (veja minha página vegetariana para Bangkok e para Saigon). Mesmo na Europa, não é fácil: um café ou restaurante típico pode oferecer 5 saladas diferentes: 4 delas serão com animais dentro e 1 será com queijo ou ovo dentro (Salada César, por exemplo). Como Vegetariano você ainda pode comer essa salada, mas como Vegan você precisa ir para casa e preparar sua comida.
  4. Fisicamente (e mentalmente) as pessoas não são iguais na dificuldade de renunciar a comer animais. Qualquer pessoa, pode se tornar vegetariana. Os ovos são uma excelente fonte de proteínas e podem substituir a carne. Por outro lado, há relatos de pessoas que se converteram ao Veganismo e estão reportando fraquezas e falta de Vitaminas. Provavelmente não é por causa do Veganismo em si, mas por causa das dificuldades de manter uma dieta equilibrada no ambiente que estamos vivendo. Portanto, talvez o Veganismo precise de mais pesquisas. O veganismo precisa de mais adaptação das infra-estruturas ao nosso redor (comida vegan em todos os lugares). O vegetarianismo, por outro lado, é totalmente seguro e adaptado a todos, em todos os ambientes.
  5. Quanto à questão moral (afinal, essa é a principal razão pela qual estamos renunciando a comer animais):
    • Não esqueçamos o contexto, estamos vivendo em um mundo onde a grande maioria das pessoas come animais. Se você se torna vegetariano, você está se tornando automaticamente uma pessoa justa, em relação à maioria das pessoas. Se a maioria das pessoas ao seu redor fossem veganos e você fosse “apenas vegetariano”, então poderia haver um problema, mas infelizmente, este não é o caso. Ao se tornar vegetariano, você está dando um enorme passo na direção certa. Agora é o turno das outras pessoas darem um passo à frente. Quando houver um número crítico de Vegetarianos, talvez possamos converter as cidades em Vegans. Em outras palavras, o que eu estou dizendo é o seguinte : Sei que a situação não é ideal, sei que por ser Vegetariano e não Vegano ainda estou causando a morte de animais inocentes, mas preciso da colaboração de outras pessoas para converter o mundo em um melhor, não posso fazê-lo sozinho.
    • Quando você come ovos e laticínios, você não está causando diretamente a morte de animais. Os animais estão sendo mortos por ovos e leite devido à forma como a indústria está funcionando neste momento (que quer o máximo de ganhos). Talvez, se salvar vidas se tornar uma prioridade máxima, possamos obter estes produtos dos animais sem matá-los e sem causar sofrimento. Os preços do leite e dos ovos vão subir. Portanto, poderemos ter um pouco de leite para o café ou comer um sorvete de vez em quando e não para beber leite como água. Para os ovos, poderia ser ainda mais fácil, mas eles custarão mais.

Então qual é a abordagem certa para promover a não matança de animais :

1. Reduzir o consumo de carne ou melhor : Tornar-se vegetariano

A maioria das coisas na vida é alcançada através de um esforço gradual. É melhor reduzir o consumo de carne do que comer muitos animais. Se muitas pessoas reduzirem seu consumo de carne, isso terá um efeito real na indústria da carne e promoverá o aparecimento de mais produtos vegetarianos, para o benefício de todos. (é normalmente chamada de dieta flexitarista).

2. Difundir a idéia Veg

Cada um de nós tem influência sobre os outros, especialmente sobre o ambiente próximo. Quando você está comendo na mesma mesa com amigos ou colegas, e você é vegetariano, você espalha a idéia. As pessoas notam que você é vegetariano mesmo que não esteja pregando sobre isso.
Se você tem mais energia e motivação, você pode participar de eventos Veg ou protestos ou criar um site Veg, como eu fiz.
Esperamos que, com o tempo, o vegetarianismo se expanda em todos os países, mas pode levar várias gerações até que o consumo de animais seja banido. Os esforços atuais devem se concentrar em tornar o vegetarianismo mais acessível e mais prevalecente na sociedade.

3. Criar um negócio Veg

Não há nada mais eficaz para fazer as pessoas mudarem para o vegetarianismo do que oferecer-lhes um produto mais saboroso, mais saudável e mais barato. Tente imaginar se alguém conseguirá construir um concorrente vegetariano ao McDonald’s (estou falando de uma rede global que oferece hambúrgueres saborosos feitos de lentilhas, quinoa, etc., mais batatas fritas e Coca-Cola). Se você não pode criar um McDonald’s, basta criar um quiosque com comida vegetariana.

Em conclusão:

Se você pode ser Vegan, faça-o. É que no mundo de hoje, até mesmo um vegetariano é um justo.

Continuar na Página 3 – Fontes vegetais para Proteínas, Ferro, etc. arrow1




star Veg :

star Sobre cidades e países :

star Outras Coisas :

star Se você encontrar dados incorretos nesta página, como um restaurante que fechou ou um grande rio que se moveu ou se você quiser me dizer alguma coisa, por favor escreva-me a contato.