Bonjour,
Este site está escrito em 6 línguas (pode confirmá-lo na página inicial). Tudo é escrito pessoalmente por mim em todas as seis línguas.
Três dessas línguas (espanhol, italiano e português), eu aprendi sozinho, sem ir à escola (para as outras 3 línguas, eu fui exposto durante a juventude, com escolas). Agora vou partilhar a minha experiência e dar-lhe alguns conselhos sobre como aprender uma língua sozinho e o que esperar.
Também recomendo algum material de aprendizagem, mais adiante.
Não existe uma maneira mágica e rápida para aprender uma língua
Lamento decepcioná-lo com isso. Sei que você pode encontrar na Internet muitos sites prometendo aprender um idioma em apenas um mês graças a um método especial que é melhor e mais rápido do que as escolas tradicionais. Não é nada sério.
Você realmente acredita que as escolas tradicionais são estúpidas e não estão cientes dos métodos de ensino disponíveis?
Aprender uma nova língua é um processo longo e gradual. É algo que leva anos. É claro que você pode manejar algo em apenas alguns meses, mas geralmente não é suficiente e se você não vai continuar a aprender e praticar e ser exposto à língua, você vai esquecer tudo.
Se você não acredita, então pergunte aos adultos ao seu redor sobre o tempo que levaram para aprender um novo idioma, geralmente são anos e não meses.
Cada idioma tem sua própria filosofia e sua própria estrutura de frases, uma tradução entre idiomas não é simples. Leva algum tempo para se acostumar a uma nova língua e também há muito vocabulário e gramática para aprender.
É possível aprender uma nova língua como adulto ?
Sim, é claro. Também as crianças precisam de alguns anos para aprender a falar uma língua e estão recebendo muitas “aulas particulares” de seus pais e depois precisam ir à escola para aprender a ler e escrever. Como adultos, nosso cérebro não é tão flexível como o das crianças e o sotaque correto pode nunca ser totalmente ganho (quem se importa), mas os adultos ainda têm algumas vantagens sobre as crianças. Nós sabemos como encontrar o material de aprendizagem correto, sabemos quando e como aprender. Já podemos falar pelo menos uma língua, portanto, podemos ler muitas explicações.
Você pode fazer alguns “descontos” sobre as metas de aprendizagem de uma nova língua (leia os próximos pontos).
Você precisa falar a nova língua ou apenas lê-la e escrevê-la ?
Sua resposta é provavelmente : Quero poder falar, ler e escrever na nova língua.
Estou levantando esta questão porque para a maioria das pessoas (adultas), é muito mais fácil ler (e escrever) em uma nova língua do que falá-la. É ainda mais verdade, se você quiser aprender a nova língua sozinho e não visitando uma escola onde você possa praticar a conversação com as pessoas.
A vida é cheia de compromissos. Seria uma tolice renunciar a aprender uma nova língua, só porque você se sente desconfortável ao falar a nova língua.
Ser capaz de ler e escrever uma nova língua já é uma boa abertura para infinitas possibilidades, como ser capaz de trabalhar em alguns empregos e ser exposto à nova cultura e ler jornais.
Com o tempo, você também será capaz de falar a língua, mas ser capaz de compreender e ler uma nova língua também é ótimo, portanto comece com algo.
É claro que ao aprender uma nova língua, você pratica todos os aspectos dela, inclusive falar e inclusive pronunciar com o sotaque certo. É só que você pode achar que falar é uma tarefa mais difícil porque em uma conversa você precisa encontrar as palavras rapidamente em vez de ler, onde você só precisa reconhecer as palavras.
Só uma língua de cada vez
Caso você planeje aprender vários idiomas novos, é muito melhor fazê-lo um idioma de cada vez. Quando você aprende uma nova língua, sua mente precisa adotar uma nova “mentalidade” (a da língua-alvo), então, para ter a chance de ter sucesso nesta missão, é melhor ficar com apenas 1 língua para aprender e focar. Se você tentar dividir o pouco tempo que você tem em várias línguas, isso não será eficiente e você pode ficar frustrado. Fique com uma língua durante 2 ou 3 anos, antes de passar para a próxima língua.
Caso você se pergunte se é possível aprender vários idiomas, a resposta é sim. Há muitas pessoas que conseguem falar 3 ou 4 línguas por causa do caminho natural da vida e há poucas pessoas que fizeram um esforço especial e conseguem falar 10 línguas (como um esporte, um desafio).
Filtre o que você aprende no primeiro ano
Vocabulário :Se você vai olhar o dicionário para cada palavra que você não entende em um texto, você vai ficar rapidamente irritado com o projeto de aprender um novo idioma.
Pesquise só palavras que pareçam se repetir com frequência e pareçam importantes. Veja nesta página, como armazenar essas novas palavras e memorizá-las.
Gramática : Veja se você pode ignorar alguns aspectos do idioma no primeiro ano. Por exemplo, em italiano existe o “passado simples”, que é usado principalmente na literatura e não em conversas cotidianas, então eu o ignorei no primeiro ano (eu posso reconhecê-lo, mas não usá-lo).
Textos antigos : Evite fontes sofisticadas e antigas da língua. Eles são complicados e não são usados em conversas normais. Refiro-me a poesia, livros clássicos, etc.
Você não pode aprender uma língua com uma atitude distante
Você sempre pode ir a uma escola de idiomas por diversão, mas se você também quiser conhecer o idioma, você precisa de alguma dedicação. Eis o que eu quero dizer:
- Aprender um novo idioma é como casar com este idioma e o país (ou países) correspondente, durante toda sua vida. Pense nisso, como você aprenderá a língua se não for exposto aos acontecimentos do país? Você precisa ler e ouvir as notícias do país e precisa se comunicar com pessoas do país, você se tornará parte delas, mesmo que não tenha um passaporte. Se você quer aprender português, por exemplo, isso significa que você precisará ouvir sobre os crimes no Rio de Janeiro (e também sobre as coisas boas do Brasil). A propósito, ao ler jornais de Portugal, você ainda ouvirá notícias do Brasil.
- No primeiro ano, você precisará dedicar muito tempo para aprender a nova língua, você precisará estar exposto a ela o tempo todo, todos os dias (veja mais adiante, como). Na minha opinião, visitar uma escola de idiomas duas vezes por semana não é suficiente, para a maioria das pessoas.
Como encontrar a motivação para aprender uma nova língua ?
Aprender uma nova língua requer muitos esforços e se você não se sentirá motivado de alguma forma, provavelmente não conseguirá falar a nova língua.
Existem várias situações que podem mantê-lo motivado :
- Você se sente atraído pela língua (você a ama) : Este é o ponto mais importante na minha opinião. Eu posso decidir, por exemplo, que poderia ser útil para mim conhecer o chinês, mas também sei que tenho poucas chances de atingir esse objetivo porque não me sinto especialmente atraído pelo idioma e não gosto de ouvir canções chinesas. Por outro lado, consegui aprender italiano porque gosto da cultura italiana e das canções italianas, por isso pude praticar (com diversão) e aprender. Se você não gosta do idioma, convença-se de que você gosta do idioma, caso contrário, será difícil.
- Você tem um objetivo sério que deseja alcançar, como imigrar para um país ou trabalhar com o idioma.
- Você está naturalmente exposto à língua, por exemplo, você vive nesse país.
O problema com as escolas da infância
Você já notou que há pessoas em todo o mundo, que aprenderam inglês na escola durante a infância, durante 8 ou até 12 anos e ainda não conseguem falar inglês? Visite a Ásia e você verá muitas delas. Mas não é só na Ásia, é em todo o mundo, as pessoas não conhecem realmente o material que lhes foi ensinado na escola. Se você encontrar na Ásia pessoas que falam bem inglês, elas lhe dirão que depois da escola eles ficaram vários anos nos EUA (ou em outro país de língua inglesa). Então, qual é o problema com as escolas primárias?
Acredito que não tenha nada a ver com o método de ensino e não com o nível dos professores, mas com outros fatores:
- As pessoas não aprendem realmente quando são forçadas a aprender, mas somente quando querem aprender (digamos, é muito ineficiente). É somente quando você toma a decisão por conta própria, que você encontra motivação e forças suficientes para aprender. O ser humano é assim. Como todos sabemos, as crianças são obrigadas a ir à escola, não foi escolha delas e elas não tomaram a decisão de aprender uma língua estrangeira.
- Você precisa de tempo para aprender um novo idioma. As crianças na escola não têm tempo. As crianças na escola precisam aprender muitas matérias em paralelo (geografia, matemática, etc.) e não podem fazer um esforço concentrado para aprender inglês. Apenas um exemplo: quando eu estava fazendo meus estudos de engenharia, eu fiz um curso de idiomas. Que frustração! Eu realmente queria aprender a língua e para isso precisava de tempo, mas será que eu poderia negligenciar meus estudos de engenharia para isso ? Não. (Aprendi a língua, por mim mesmo, muitos anos depois).
Como adulto, na vida normal, você não tem esses problemas e pode ter sucesso na aprendizagem de uma língua porque :
- É sua própria decisão.
- Você tem o tempo necessário.
Aprender sozinho em comparação com ir a uma escola real
As pessoas são diferentes e, portanto, aprender sozinho pode ser fácil e adequado para alguns e muito difícil para outros. Acho que depende muito de se você é uma pessoa introvertida ou extrovertida. Mas mesmo que você tenha um tipo particular de personalidade, isso não implica necessariamente que você deva aprender de uma forma particular, cada forma de aprendizagem tem suas vantagens.
Antes de tudo, digamos o óbvio: você pode ir a uma escola e ao mesmo tempo também aprender por si mesmo. Como aprender uma nova língua é um desafio de muitos anos, você tem tempo para fazer as duas coisas.
Vantagens de ir para uma escola física:
- Há uma vantagem que não está diretamente relacionada com os estudos em si, mas que é muito importante. Estou falando da oportunidade de conhecer pessoas. Como você sabe, na era moderna as pessoas estão ocupadas com seus smartphones e se comunicam menos na vida real. As pessoas querem encontrar um parceiro e estão usando aplicativos como Tinder, Facebook, etc. Aqui, você tem uma oportunidade de ouro para conhecer pessoas em uma atmosfera descontraída e divertida. Sim, o aprendizado de idiomas na escola geralmente é feito com jogos e canções e é divertido.
- Na escola, você pratica a fala (é difícil praticar a fala quando você aprende sozinho).
- A escola oferece uma certa estrutura e rotina. Há boas chances de você chegar e aprender algo, mesmo que não se sinta à vontade, naquele dia.
Vantagens de aprender por si mesmo :
- Para algumas pessoas, aprender sozinho é muito mais eficiente. Não se passa tempo para chegar à escola, não se passa tempo esperando pelo professor e em pequenas conversas. Você não gasta tempo esperando o final de uma palestra que não entende (enquanto você precisa rever o assunto desde o início).
- Você é flexível no tempo. Você aprende somente quando está no seu topo.
- Algumas pessoas se sentem mais confortáveis aprendendo sozinhas.
- Você tem acesso aos melhores materiais. Um professor na escola pode ser entediante. Se você aprender sozinho, você pode usar os melhores canais do youtube, os melhores métodos de livros e assim por diante.
Então, qual é a maneira de aprender uma língua por conta própria?
O segredo é estar constantemente exposto ao idioma (veja mais adiante como).
Você precisa estar comprometido e fazer alguns sacrifícios durante a vida diária. Se você está acostumado a ler notícias e assistir TV na sua língua nativa, então agora você terá que fazê-lo na nova língua. O tempo disponível que temos durante o dia é limitado, então você terá que desistir de fazer algumas atividades em sua língua nativa, por um tempo.
Aprender duas vezes por semana, por várias horas, não é suficiente na minha opinião, especialmente se você tem uma memória ruim como eu. O melhor é estar imerso o tempo todo no novo idioma com atividades normais como ler notícias, assistir TV e cantar músicas (sim, você pode cantar).
Você deve chegar a um “ponto de não retorno” com a nova língua, um ponto em que você não vai desistir. Depois de conhecer o idioma, você ainda precisará ser exposto ao idioma para não esquecer, mas muito menos do que durante os dois primeiros anos.
Possíveis maneiras de ser exposto ao idioma e aprender por si mesmo
Felizmente, hoje, graças à tecnologia, podemos ser expostos a uma língua que queremos aprender, sem viver naquele país. Podemos praticamente “viver” no país que queremos. Não faz muito tempo, quando você estava aprendendo uma nova língua e queria provar um pouco dela, você precisava ir a um quiosque e comprar um jornal estrangeiro caro (se ele estivesse disponível em seu país), mas hoje você pode ler facilmente o jornal na Internet. Você também pode ouvir rádios estrangeiras e assistir canais de TV estrangeiros na Internet. Você pode fazer tudo isso em seu Smartphone (ou laptop), você só precisa de uma boa conexão com a Internet.
Portanto, aqui está uma lista de maneiras possíveis de ser exposto ao idioma. O importante é combinar as formas, usar o que quer que seja que o mantenha ocupado no novo idioma. Quando você estiver chateado com um modo, mude para outro.
1. Utilizar um método de aprendizagem da língua – Um livro
No início, esta é a principal maneira que utilizo para aprender uma língua. Há métodos que são especialmente organizados para a auto-aprendizagem e são bastante eficientes. Mesmo que após um tempo eu mude para outras formas de aprendizagem (como vídeos), eu ainda uso o livro como referência para pontos gramaticais.
Como o livro foi projetado para auto-aprendizagem, o autor faz um esforço para torná-lo o mais claro possível, não é como um livro usado por um professor em uma aula normal.
O material é sempre organizado com diálogos que vão ficando cada vez mais avançados à medida que você avança nos capítulos. Após cada diálogo, novos termos gramaticais são explicados e novas palavras são introduzidas. Alguns métodos incluem áudio de falantes nativos. É claro que um método com áudio é melhor, mas mesmo apenas um livro é ótimo porque hoje em dia você tem outras maneiras de ouvir a língua.
Um bom método de aprendizado econômico, vendido em Amazon é Assimil.
Assimil é provavelmente o melhor método de auto-aprendizagem da língua disponível. Eles existem desde 1929 (uma empresa francesa).
- Veja Assimil – métodos de aprendizagem em Amazon (com ou sem áudio).
- Existem também muitos outros métodos de aprendizagem, vendidos em Amazon.
2. Aprendendo online com um professor particular
Se você leva muito a sério o aprendizado do idioma e também está disposto a gastar algum dinheiro com isso, o melhor pode ser ter aulas particulares online. Isso resolverá o problema da motivação e lhe dará uma estrutura para o sucesso. O professor irá corrigir seus erros e orientá-lo no aprendizado. O ensino é feito online (via Skype, Zoom etc) de forma que você pode ser localizado em qualquer parte do mundo. Existe a excelente plataforma da italki que permite escolher um professor dentre muitos disponíveis. Cada professor se apresenta em um vídeo e a primeira aula geralmente tem um preço reduzido (para permitir que você teste). É especificado para cada professor, em quais idiomas ele pode se comunicar com você.
3. Usando uma Aplicação Smartphone – Especialmente Duolingo
Isto é ótimo, porque todos nós temos um smartphone e isto é muito conveniente para “brincar” com um método de linguagem, enquanto nos transportes públicos (por exemplo).
O rei das aplicações é Duolingo. Ele é gratuito e é excelente. Eles têm mais de 300 milhões de usuários registrados em todo o mundo. Você pode baixar o Duolingo da “Play Store” ou da “Apple store”. A maneira como o Duolingo ensina uma nova língua é através de muitas repetições e sem explicações. Funciona, no final você memoriza as coisas. É possível desativar a opção de repetir por voz e apenas usar a opção de escrita (eu uso apenas a opção de escrita), mas então, você não praticará a conversação. Você pode se sentir frustrado no início de que não há explicações, por isso também estou usando um método de aprendizagem de livro.
Notas :
- Existem quase 100 idiomas para aprender com Duolingo, mas nem todos eles estão disponíveis em todos os idiomas da interface. É a interface inglesa que oferece mais idiomas para aprender (portanto, escolha a interface inglesa, se necessário).
- Existem muitos aplicativos de smartphone para o aprendizado de idiomas. Faça uma busca em sua “Play Store” ou “Apple store”. Alguns dos métodos são gratuitos, pelo menos a versão básica.
4. Assistir aos vídeos do Youtube – especialmente aqueles para aprender uma língua
Você precisa ouvir os falantes nativos, então os vídeos do Youtube são excelentes para isso, há inúmeros vídeos disponíveis. O problema é que no início você não entende muito e é muito avançado. É por isso que você deve procurar vídeos dedicados ao aprendizado da língua (faça uma pesquisa no youtube: “aprenda …”). Há uma empresa que está fazendo um ótimo trabalho, eles estão entrevistando pessoas nas ruas e os vídeos estão legendados. Você aprende muito com isso e conhece o país e as pessoas. O canal do Youtube é chamado Easy Languages e há também um canal para cada idioma, como Easy French, Easy Spanish e muito mais.
5. Usando um site dedicado ao aprendizado de idiomas
É a mesma idéia como uma aplicação Smartphone. Existem sites, que estão ensinando uma língua. Alguns são gratuitos, outros são com pagamento e nesse caso você recebe um nome de usuário e uma senha para acessar o material.
Note que no site que você está navegando no momento (langeasy.com), há vocabulário básico em francês, com áudio.
6. Aprendendo com Canções
Este é, de longe, meu método preferido, um método muito útil. As canções são algo em que você se vicia, é algo que você tende a repetir sem parar, depois você fica curioso sobre palavras específicas e procura seu significado no dicionário (na Internet, é claro).
Foi basicamente assim que eu aprendi italiano, cantando.
Você pode encontrar neste site (langeasy.com) canções francesas com tradução.
7. Assistindo TV
Muito fácil agora via Internet. Você pode encontrar neste site (langeasy.com) links para sites franceses.
8. Leitura de sites na Internet
Existem sites de notícias, é claro. Eles são bons porque o conteúdo é atualizado constantemente, portanto não é entediante e você pode ler muito e aprender.
Tente também navegar em sites menos formais, a fim de experimentar a linguagem usada diariamente pelas pessoas. Você pode ler os comentários das pessoas sobre os artigos, eles certamente usam uma linguagem do dia-a-dia.
Você pode encontrar neste site (langeasy.com) links para sites franceses,
9. Leitura de Livros regulares (ficção e não ficção)
Uma vantagem que encontrei com os livros sobre os sites de notícias, é quando eles são escritos na “primeira pessoa” (eu fiz assim, eu me sinto assim…). É importante acostumar-se à primeira pessoa porque é o que mais se usa na vida real para falar. Nos sites de notícias, por outro lado, as notícias são escritas de forma abstrata (houve um incêndio…).
Outra vantagem é quando o livro é interessante e o mantém ocupado com a nova linguagem.
Escolha livros com linguagem moderna e simples.
10. Conversando com seres humanos
Uma boa maneira de praticar a fala. Encontre humanos que falam a língua e finja que você quer ser amigo deles.
11. Escrevendo um diário
Isto é mais divertido e mais fácil do que fazer exercícios simples para aprender uma língua. Com exercícios (gramática, etc.), você pode sentir que está fazendo o dever de casa da escola primária, às vezes é difícil estar motivado.
Com um diário, é diferente, você está escrevendo por si mesmo e isso o obriga a olhar para o dicionário para procurar palavras.
Para melhor efeito, escreva-o em papel real em vez de um computador, funciona melhor na memória.
Escrever também um blog na Internet, é uma excelente idéia para praticar uma nova linguagem.
12. Falando com você mesmo
Você descreve (para um amigo imaginário) o que fez hoje ou o que está fazendo agora ou planejando para amanhã e qualquer pensamento geral sobre qualquer assunto. Você pode fazer isso enquanto passeia pelas ruas.
Não é fácil, requer muita disciplina e concentração (tome cuidado se você estiver dirigindo um carro). Como escrever um diário ou falar com uma pessoa real, esta é uma fase ativa, você precisa encontrar as palavras. É claro que você precisará de alguma assistência de vez em quando, por isso você precisa também de um smartphone conectado à Internet e quando não tiver certeza sobre uma palavra ou frase, então pergunte ao “Google Translate”.
13. Vivendo no país por um tempo
Isto é ótimo, estar em um ambiente com o idioma que você quer aprender, mas o aprendizado não será feito por si só. O melhor é aprender a teoria em paralelo com a estadia no país (na escola ou sozinho). Assim, seu aprendizado é reforçado, de vários ângulos.
14. Ir para uma escola física
Como eu disse antes, tem algumas vantagens, especialmente a de conhecer pessoas.
15. Ter aulas particulares de idiomas
Você pode encontrar o professor presencialmente ou através de um aplicativo de comunicação web como o Skype e, nesse caso, o professor pode estar morando em outro país que não seja o seu. Há alguns sites especializados em listar professores particulares. Por exemplo italki.
16. Casar com uma pessoa que fale a língua
Isto é extremo, mas funciona, você aprende o idioma.
Langeasy.com não é responsável por nada que possa acontecer com você.
Utilizar ferramentas da Internet
Existem muitas ferramentas disponíveis online (como dicionários) que podem lhe ajudar a aprender um idioma. Quero mencionar duas muito úteis :
Google Translate
Você precisa de alguma experiência para tirar o máximo proveito desta maravilhosa ferramenta (link : Google Translate).
Você não pode confiar 100% em uma ferramenta de tradução, ela nem sempre pode adivinhar o que você quer dizer, então você precisa “jogar” com ela um pouco para obter os melhores resultados. Você precisa ter algumas noções na língua-alvo, a fim de julgar se o resultado é aceitável. A ferramenta ajuda você a “lembrar” coisas que você já deve saber.
Quando você faz uma tradução: no idioma de destino, você pode clicar no texto e obterá traduções alternativas.
No idioma de origem: tente reformular o texto de outras maneiras, então você terá outras traduções, e você escolherá a que você mais gostar. Se você conhece bem outros idiomas (exceto a origem e o destino), então você pode tentar escrever a origem em outro idioma, você receberá outras traduções.
O Áudio : Há um ícone com um alto-falante (no idioma de origem e no idioma de destino), então você pode ouvir o texto, muito útil para iniciantes. Este recurso ainda não está disponível para todos os idiomas.
Nota: Há também o Tradutor Deepl. Ele faz o mesmo trabalho que o Google Translate, mas melhor. Ainda não está disponível para todos os idiomas.
Pesquisa do Google
Pode ajudá-lo a decidir entre duas alternativas linguísticas. Veja aqui como :
Digamos que você não tem certeza se o formulário correto é : “I want to go” ou “I wants to go”. Assim, em vez de procurar a resposta num livro de gramática (é necessário encontrar primeiro o livro e depois também encontrar a secção certa no livro, o que por vezes não é fácil), pode usar a pesquisa do Google em vez disso.
Faça uma pesquisa no Google (duas vezes, para ambas as frases) com as aspas no início e no final da frase.
As aspas são importantes, diz ao Google que você quer encontrar apenas os resultados com essas palavras exatas, na mesma ordem de palavras.
No resultado, o Google irá dizer-lhe quantas frases como esta ele encontrou.
Compare os dois números. A frase correta deve receber o número mais alto (mais pessoas escreveram artigos com a forma correta da frase).
Isto não é ciência exata, mas é muito rápido. Você pode precisar às vezes também olhar para alguns resultados específicos da pesquisa para ter certeza de que sua conclusão é a correta.
Por exemplo :
Para “I want to go” Google diz que ele encontrou: Cerca de 273.000.000 resultados.
Para “I wants to go” o Google diz que ele encontrou: Cerca de 329.000 resultados
Então o primeiro número, é muito mais alto, é provavelmente a forma correta. Depois de olhar um pouco para os resultados, decidi que há 329.000 pessoas no mundo que não sabem inglês e a forma correcta é a primeira.
Dicionários, Tradutores e Contexto
Os tradutores on line se tornaram muito sofisticados. A primeira geração de tradutores estava fazendo um trabalho ruim e seu banco de dados era estático. Costumávamos obter de vez em quando traduções muito engraçadas com estas ferramentas antigas. Hoje em dia, as ferramentas estão usando inteligência artificial para escanear a Internet e escolher a melhor tradução. Uma ferramenta que é muito boa (e gratuita) é chamada de Reverso-Context. Para cada tradução, ela dá exemplos que ele encontrou na rede (veja a foto com uma palavra em alemão). A ferramenta tem também as funções de: verificação ortográfica, dicionário, sinônimos e conjugação.
Exceto Reverso, você pode usar para traduções : Google Translate e DeepL (muito bom)
Para um dicionário estático você pode usar : WordReference.
É possível usar uma ferramenta de tradução também como dicionário (escrevendo apenas uma palavra), mas a resposta correta não é garantida (uma palavra pode ter muitos significados). Uma ferramenta de Tradução pode adivinhar melhor o que você quer, se você lhe der uma frase inteira e se possível gramaticalmente correta.
Como armazenar e memorizar as novas palavras que você aprende
Se você é uma “pessoa Smartphone” :
Eu achei o seguinte método ser bom (rápido e fácil de usar):
- Crie uma nova directoria na sua galeria de fotos do smartphone. Nomeie a nova pasta “novas palavras”, por exemplo.
- Enquanto você procura no dicionário (dicionário online) o significado de uma nova palavra, faça uma “screenshot” (captura de tela). Você deve olhar como fazer uma “captura de tela” no seu smartphone específico.
- Depois de fazer uma “captura de tela”, uma foto é criada automaticamente na pasta “captura de tela”.
- Mova esta foto da sua pasta “captura de tela” para a pasta “novas palavras” que você criou no passo 1.
- É tudo. Agora você tem uma pasta com as novas palavras (fotos jpg) que você encontrou durante o ano. É muito fácil navegar por estas fotos. Olhe para esta pasta de vez em quando, a fim de memorizar as novas palavras.
- Além de fazer “capturas de tela” do seu dicionário online, também pode capturar um comentário que escreve no utilitário “Memo” do seu smartphone (o utilitário onde pode escrever notas). Você pode escrever comentários sobre regras gramaticais, etc.
- Você também pode usar sua câmera em seu smartphone para tirar fotos de anúncios na cidade ou uma frase em um jornal que achar interessante e desejar memorizar. Mova a foto na pasta “novas palavras”.
Se você é uma “”pessoa caderno” :
- Compre um pequeno caderno, da loja.
- Desenha uma tartaruga na capa do caderno, para que você se apaixone por este caderno e olhe dentro dele de vez em quando (você pode desenhar outros animais).
- Escreva em cada página uma nova palavra que você quer memorizar, com seu significado (você olha para o dicionário) e a frase onde você encontrou essa palavra (é assim que você vai encontrar novas palavras que lhe interessam, lendo artigos em sites).
Países de Língua Francesa
Há muitos países onde o francês é a língua oficial. No mundo ocidental: França, Bélgica, Suíça, Luxemburgo, Mónaco e Canadá. Há muitos países de língua francesa na África, o maior deles é o Congo. Há também entidades dependentes francesas em todo o mundo, como a Nova Caledónia e a Guiana Francesa. Para uma lista completa de países com números de população, veja aqui na Wikipédia.
Salut, Au revoir
Sobre idiomas :
- Escute belas canções com tradução em francês
- Escute palavras básicas em francês
- Como Aprender sozinho : francês
Sobre cidades e países :
Outras Coisas :
- A dança de Salsa, Bachata, Kizomba
- Ser Vegetariano – Info
- A Lista Visual que o ajudará a Preparar a Mala.
Se você encontrar dados incorretos nesta página, como um restaurante que fechou ou um grande rio que se moveu ou se você quiser me dizer alguma coisa, por favor escreva-me a contato.