Ser Vegetariano – Informações e reflexões

Nota: Nota: A informação nesta página é baseada na minha experiência pessoal sendo vegetariano a maior parte da minha vida

Intro

Esta página existe há mais de 10 anos. Quando a escrevi pela primeira vez, ser vegetariano não era tão popular como hoje e tive que explicar o conceito a pessoas que não tinham certeza se um ser humano poderia sobreviver sem comer animais. As coisas mudaram. Hoje, as pessoas sabem sobre Vegetarianismo e falam muito sobre Vegetarianismo e há cada vez mais opções vegetarianas ao redor, mas as pessoas que são realmente Vegetarianos (ou Veganos) ainda são uma minoria na população, não mais do que 10% no melhor dos casos e geralmente menos do que 5% (dependendo do país).
Sou vegetariano há cerca de 40 anos e uma prova de que uma pessoa pode se abster de comer animais, sem nenhum problema. Gostaria de compartilhar minha experiência nestas páginas.

O que é um Vegetariano ?

Um vegetariano é alguém que se abstém de comer animais.
Os veganos são aqueles que também se abstêm de comer o que os animais estão produzindo, como produtos lácteos e ovos.
Há também vegetarianos que se abstêm de comer peixe, mas não os outros animais.

É possível ser vegetariano ?

Sim, é possível ser vegetariano toda a vida e viver bem e até melhor do que comendo animais. Se você precisa de provas, basta falar com pessoas que são vegetarianas durante toda a sua vida, elas estão vivendo entre nós.

Por que ser vegetariano ?

Porque você é inteligente: Uma pesquisa realizada com mais de 8000 pessoas e publicada no British Medical Journal, sugeriu que as crianças com um QI acima da média podem ter uma chance maior de se tornarem vegetarianas em sua vida adulta (desculpe, eu encontrei este estudo anedótico e senti um desejo de mencioná-lo).
A principal razão pela qual as pessoas escolhem ser vegetarianas é para evitar a matança de animais. Um ser humano não precisa comer animais para sobreviver, então comer animais é apenas uma questão de ter um bom gosto na boca e também uma questão social humana (todo mundo come animais ao meu redor, então por que não?)
Outras razões para ser vegetariano :
Alguns optam por ser vegetarianos porque acreditam que é mais saudável, e pode ser mais saudável com a condição de que você está ciente do que você está comendo.
Alguns são vegetarianos por causa de crenças religiosas (embora as grandes religiões do mundo não são realmente vegetarianas).
Alguns são vegetarianos por razões econômicas, mas, nesse caso, às vezes comem animais quando podem pagar.
Questões ambientais também estão envolvidas. É mais econômico e sustentável alimentar o mundo com comida vegetariana do que com animais.
O crescimento de animais requer muitos recursos (água, comida animal, espaço, remédios, eletricidade…).

Os vegetarianos são mais saudáveis ?

Pode ser mais saudável ser vegetariano se você cuidar do que come. Se você vai ser vegetariano e comer apenas batatas fritas no McDonalds (é vegetariano), então não é saudável.
Os vegetarianos geralmente são mais conscientes da dieta e por isso comem alimentos saudáveis. Se você é muito preguiçoso e não tem acesso a comida vegetariana saudável, comer um animal morto pode ser uma boa solução.
Há estudos científicos sobre esse assunto o tempo todo.
Em um grande estudo feito no Reino Unido com 45.000 participantes, verificou-se que os vegetarianos têm um coração mais saudável (32% de redução do risco de doença cardíaca fatal e não fatal) e também menos casos de outras doenças como diabetes.
Também nas estatísticas de esperança de vida, os vegetarianos pontuam melhor que outros, mas você não deve tomar esses estudos como uma indicação, primeiro porque as diferenças na longevidade entre vegetarianos e comedores de animais não são dramáticas e segundo porque, em qualquer estudo, as causas reais nos resultados podem ser outras e não por causa do vegetarianismo.
Por exemplo, os vegetarianos tendem a ter um estilo de vida mais saudável, como não fumar e praticar mais esportes, e isso pode ser a causa da diferença nas estatísticas.
Eu acho que você deveria ser vegetariano pela causa moral de não matar animais e não por uma vantagem de saúde, que não é totalmente clara.

Os vegetarianos são mais fortes, mais fracos ?

Minha experiência pessoal como vegetariano é boa. Estou praticando esportes e me sinto forte e ativo a maior parte do tempo (eu não sei como estaria, se eu comesse animais). Eu sei que existem atletas profissionais e até mesmo levantadores de peso que são vegetarianos. Um elefante é vegetariano e ele é forte.
Se você vai comer comida vegetariana equilibrada e você também vai ir ao ginásio e vai praticar outros esportes, você será e se sentirá forte.

Os vegetarianos estão faltando algumas vitaminas e outras coisas importantes para o corpo ?

Da minha experiência pessoal – não. Cada vez que fui a exames médicos, não estava faltando nada, incluindo a vitamina B12, que supostamente existe apenas em animais (mas eu como ovos e leite).
O corpo humano precisa receber esses tipos essenciais de nutrientes dos alimentos: carboidratos, lipídios e proteínas. Vegetarianos não têm problemas para obter carboidratos e lipídios, há muito na comida vegetariana. O desafio para os vegetarianos pode ser com as proteínas. As proteínas são os principais blocos de construção das células humanas e constituem entre 12 % a 15 % da massa corporal, são essenciais para muitas funções.
Os animais mortos contêm, não surpreendentemente, muitas proteínas em sua carne e essas proteínas são de alta qualidade ou proteínas completas (afinal, elas são um produto final). Então, se você é vegetariano, terá de obter proteínas de outras fontes. Se você come ovos e produtos lácteos, você tem esse problema resolvido porque eles também contêm proteínas completas de alta qualidade. Mas seu corpo também pode construir proteínas por si só, se receber os aminoácidos certos que são os blocos de construção das proteínas.
Existem 8 aminoácidos essenciais que são necessários para o nosso corpo, a fim de produzir proteínas, e nem todos estão incluídos em cada planta, então a coisa certa a fazer é combinar em uma refeição vários alimentos que juntos fornecem todos os aminoácidos, por exemplo: arroz e feijão, arroz e lentilhas, arroz e ervilhas, amendoim e trigo, eles se completam. Diversifique sua comida e tudo ficará bem. Alguns grãos de soja contêm proteínas completas.
Alguns vegetarianos também estão preocupados com a falta do mineral Ferro, que também é um nutriente essencial para o corpo (tem a função de transportar oxigênio) e é encontrado na carne, mas se você comer uma dieta equilibrada, deve obter ferro suficiente de outras fontes (cereais, frutas). Pesquisas com veganos descobriram que a deficiência de ferro não é mais comum entre os vegetarianos do que na população em geral.
A vitamina B12 pode ser outra preocupação para os vegetarianos. É uma vitamina essencial, envolvida no metabolismo de todas as células do corpo humano. Precisamos de quantidades muito pequenas dessa vitamina por dia (2 a 3 µg por dia), mas ainda precisamos dela. Infelizmente, esta vitamina é encontrada apenas no mundo animal e não nas plantas. Se você é vegetariano e come queijo e leite, pode ser tudo bem. A vitamina B12 também é produzida e adicionada artificialmente a muitos alimentos, como em cereais matinais.
Se você suspeitar ou se você foi encontrado com falta de vitamina B12, você deve tomar pílulas B12 diariamente por um determinado período (ou mesmo tomar uma multi-vitamina). Tomar overdoses desta vitamina não é um problema. Note que os comedores de animais às vezes também carecem de B12, por causa de um metabolismo corporal ineficiente.

Eu preciso tomar suplementos alimentares, sendo vegetariano ?

Eu não tomo nenhum suplemento e sou vegetariano há muitos anos, mas pode haver casos de vegetarianos que têm carência de alguns nutrientes por causa da dieta vegetariana.
Não só os vegetarianos, mas também comedores de animais podem estar faltando algumas vitaminas ou ferro por muitas razões. Comedores de animais não têm uma garantia de uma dieta equilibrada só porque estão comendo carne.
Todas as pessoas, incluindo vegetarianos, devem fazer um exame médico de vez em quando e se o médico aconselhar a tomar alguns suplementos alimentares como um multi-vitamina ou B-12, você deve fazê-lo e também começar a comer alimentos naturais que lhe trarão esses elementos, como comer mais frutas, fontes de ferro etc.

É fácil ser vegetariano ?

A parte difícil de ser vegetariano é a questão social que envolve.
As sociedades ocidentais e suas culturas não são vegetarianas. De um modo geral, nossa sociedade não é feita para apoiar um modo de vida vegetariano. Se visitarmos um restaurante, a maior parte do cardápio não será vegetariano, e mesmo as saladas conterão um pouco de carne ou atum, só para irritar os vegetarianos.
Quando você viaja para o exterior, fica ainda mais difícil porque você é mais dependente de restaurantes e pode cozinhar menos em casa. Às vezes você viaja e chega a lugares onde os vegetarianos têm o mesmo status que os alienígenas de outros planetas. Nos vôos, há refeições vegetarianas, mas você deve encomendá-las com antecedência e a aeromoça levará a refeição para o seu lugar cerca de 20 minutos antes das pessoas “normais”, para que você se sinta realmente diferente.
Em alguns restaurantes, quando você diz que é vegetariano e não quer comer carne ou peixe, o garçom lhe oferecerá um prato de atum porque ainda há pessoas que não percebem que o atum em lata foi um grande peixe.
Mas, o maior desafio como vegetariano será as conversas que você desenvolverá com colegas e amigos enquanto estiver comendo na mesma mesa. Você terá que responder a muitas perguntas, por exemplo, você terá que explicar por que você está comendo plantas, já que as plantas também podem estar sofrendo, na colheita.
Quanto à dieta em si, ser vegetariano é fácil. A princípio, você pode precisar de um período transacional no qual passará de carnívoro a vegetariano, mas a maioria das coisas na vida é feita gradualmente. Quando eu era adolescente e me tornei vegetariano, ainda continuava a comer hambúrgueres com amigos no McDonald’s durante um ano ou mais.
Em algum ponto, comer vegetariano torna-se muito natural e você tende a olhar os produtos de carne como o que eles realmente são: animais mortos, e você não sente uma vontade de comer animais como você não sente uma vontade de comer humanos.
Após alguns anos, mesmo o cheiro de um churrasco não o atrairá mais, você não considerará a carne como um possível alimento.

Existem países que são mais “vegetarian friendly” do que outros ?

Sim, claro. A Índia é muito boa para os vegetarianos. Segundo as estatísticas, pelo menos 20% da população indiana é vegetariana, em parte porque as vacas são sagradas na religião hindu. O McDonald’s até abriu na Índia um ramo vegetariano (único no mundo). A comida indiana básica é vegetariana. Os países budistas como a China e países do sudeste asiático como Tailândia, Vietnã, Laos, Camboja etc, não são especialmente vegetarianos e é melhor ficar em uma área turística para encontrar comida vegetariana, como por exemplo na estrada Khao-San em Bangkok (um bairro de mochileiros).
No Oriente Médio, os vegetarianos têm uma vida fácil: os alimentos do Oriente Médio são basicamente vegetarianos, como Húmus, Falafel, feijão, salada, arroz e mais.
Os países europeus diferem nessa questão. Na Inglaterra, há muita consciência do vegetarianismo e nos supermercados os produtos têm um rótulo especial para indicar se é adequado para os vegetarianos. A Alemanha também tem consciência do vegetarianismo.
A França não é vegetariana, mesmo o sul da França, que supostamente segue uma dieta mediterrânea, é bastante difícil para os vegetarianos. Na Itália a comida é excelente de qualquer maneira, então eu perdoo-lhes tudo, estou pronto a comer massas e pizzas italianas o dia todo. A Espanha também não é vegetariana, em Madrid há “Jamón” mesmo nos croissants, mas Barcelona na Catalunha é bom para os vegetarianos. Os países da América do Sul são grandes consumidores de animais, mas os vegetarianos podem se dar bem com os alimentos básicos que incluem produtos de milho, arroz, ovos e feijão. Cuba é ruim para os vegetarianos, mas é um país encantador com muita gente e música, sobrevivi lá graças a um restaurante italiano em La Havana.
Mas as coisas estão mudando, o vegetarianismo está se tornando popular em todo o planeta.

O que posso comer como vegetariano ?

Primeiro, você deve perceber que uma vez que você se tornar vegetariano, você vai comer principalmente o que você estava comendo antes (pizzas, milho, arroz, pão, cereais, etc…).
Se você se tornar vegetariano e não um vegano, também comerá ovos, leite e queijo e, nesse caso, obterá muitas proteínas de maneira fácil. Existem diferentes opiniões sobre a quantidade certa de ovos que é saudável comer durante uma semana e estudos recentes mostram que não há um problema especial com isso.
Se você parar de comer animais, sentirá a necessidade de comer mais das outras coisas que costumava comer antes. A próxima etapa é tentar ter uma dieta mais equilibrada: não comer apenas batatas e massas, mas diversificar comendo durante o dia: saladas, frutas, cereais, nozes, laticínios, ovos e combinações como arroz e feijão para proteínas.
Agora, se tiver sorte, você também terá acesso a pratos vegetarianos especiais que são substitutos de carne e parecem hambúrgueres, mas são feitos de tofu, seitan e quinoa. Esses alimentos podem ser deliciosos, dependendo de quem os está produzindo. Tente viver ao lado de um restaurante vegetariano barato e você é um homem feliz.
Na foto seguinte você pode ver uma refeição vegana (de um restaurante vegetariano na Colômbia). Feijão e arroz fornecem aminoácidos para construir proteínas. Há uma imitação de carne (ao lado do arroz) e a bebida é um leite de soja.

vegetarian meal

Agora há também os produtos de base vegetal que imitam com sucesso o sabor da carne. Uma empresa é chamada Beyond Meat e a outra Impossible Foods. Seus hambúrgueres podem ser encontrados em muitos fast foods em todo o mundo. Eu já os provei e é realmente muito próximo do sabor da carne, mas :

  1. Eu não preciso do sabor da carne depois de tantos anos sendo vegetariano.
  2. É um produto industrial, um produto muito processado, portanto não necessariamente saudável.

É ótimo que este produto exista agora, e é legal comer um hambúrguer Veg de vez em quando, mas talvez seja necessário mais desenvolvimento para torná-lo mais saudável (menos sal, por exemplo).

As religiões apóiam o vegetarianismo ?

Praticamente não, todas são decepcionantes a este respeito. São decepcionantes porque têm muito poder sobre as pessoas e não proíbem comer animais. Todas as grandes religiões consideram o vegetarianismo como um ideal moral, mas fazem pouco para tornar o mundo um mundo mais vegetariano. As religiões ocidentais (judaísmo, cristianismo e islamismo) tendem a entender que pode haver algo de errado em comer animais e por isso têm rituais e regras sobre matar o animal ou há certos dias que deveriam ser com uma dieta vegetariana, mas geralmente os membros dessas religiões comem animais.
O budismo não é melhor. Em teoria eles são pró-vegetarianos, mas praticamente até os monges budistas estão comendo animais. Quando visitei a Birmânia, que é um país budista pacífico e muito agradável, fiquei surpreso com a crueldade que vi no tratamento dos animais nos mercados, o mesmo acontecendo com o Vietnã e outros países da região (Taiwan é OK).
O hinduísmo é a religião mais avançada no que diz respeito ao vegetarianismo. O hinduísmo não proíbe comer animais (exceto vacas), mas promove a não-violência contra todas as formas de vida. Praticamente, muitas pessoas na Índia são vegetarianas. Pode chegar a 40%. Infelizmente, à medida que a Índia se torna mais desenvolvida, o consumo de carne aumenta.

O vegetarianismo é uma religião ?

Não realmente, talvez só um pouquinho.
Uma religião deve dar muitas respostas para o povo e organizar a vida em sociedade. O vegetarianismo não finge tudo isso, apenas pede para não ser violento para outras criaturas, especialmente as que estão próximas aos humanos, os mamíferos.
Mas existem 2 semelhanças entre o vegetarianismo e uma religião :

  1. Como nas religiões, o vegetarianismo é uma crença fundamental e é levado a sério.
  2. A idéia principal do Vegetarianismo é a não violência. É uma idéia comum nas religiões, (mas infelizmente não aplicada ao tratamento de outros animais, apenas aos humanos).

Pode ser uma boa idéia criar uma nova religião baseada no Vegetarianismo e na não agressividade, mas estou um pouco cansado, então outra pessoa terá que fazer isso : -)
Uma vez que você se torne vegetariano, você não pertencerá a nenhuma nova religião ou etnia, mas existem muitas organizações vegetarianas ao redor do mundo e também organizações de direitos dos animais, você pode se juntar a algumas delas se você quiser.

Os vegetarianos são menos agressivos ?

Como os vegetarianos não expressam sua agressividade comendo animais, eles tendem a extrair toda a energia extra, na atividade sexual (estou apenas brincando).
Pode ser que os vegetarianos são menos agressivos. As estatísticas dizem que 68 % dos vegetarianos são mulheres. Ser vegetariano é pelo menos um tipo de compromisso e uma intenção de ser pacífico e não agressivo, mas você nunca sabe, há rumores de que Hitler era vegetariano durante uma parte de sua vida (outros o negam completamente).

Os vegetarianos são mais morais ?

A moralidade é uma grande palavra e não tenho certeza se os humanos a entendem.
Mas uma coisa é certa: quando uma vaca está sendo abatida, ela chora e sofre. Uma vaca é um mamífero como nós e ela tem sentimentos como nós. Aqueles que criam a vaca estão ligados a ela e sabem que cada vaca tem seu próprio caráter, da mesma forma que cada cão tem seu próprio caráter.
Então, por que os humanos assassinam animais? Resposta: Porque eles podem.
Os animais, são o elo fraco na era moderna, eles não podem falar e não podem reivindicar seus direitos em um tribunal humano. A humanidade está abusando dos animais com um claro conhecimento de que os animais não podem retaliar.
No estado de poder de hoje, não comer animais é um ato nobre e moral. Ao ser vegetariano, você está (tentando) proteger os mais fracos. É um ato que encoraja a justiça mundial.
O vegetarianismo é importante não apenas para o bem-estar dos animais, mas também para a justiça entre os seres humanos. É impossível reivindicar altos padrões de justiça e moralidade na sociedade humana e, por outro lado, assassinar criaturas que estão geneticamente muito próximas de nós, há uma enorme dissonância. Sim, os animais matam uns aos outros, mas os animais não estabeleceram tribunais de justiça como os humanos fizeram, então temos mais responsabilidade (caso contrário, toda nossa conversa sobre justiça não faz muito sentido).
De fato, por causa de muita hipocrisia, escondemos do público os lugares onde abatemos os animais. Isso é feito em lugares remotos e o público não pode visitá-los e as câmeras normalmente são proibidas. Assim, o humano se protege de lidar com a questão moral, ele esquece, ele recebe um “produto” em seu prato.
Muitos são os pensadores e escritores que apoiaram o vegetarianismo, mas o maior deles é (na minha opinião) o grande cientista Albert Einstein. Além de ser um gênio e um cientista inovador, ele também era uma “pessoa universal”, por exemplo, ele era a favor da criação de um instituto internacional mais forte do que as Nações Unidas, um instituto que imporá suas decisões sobre países em conflito e assim evitar guerras.
Aqui estão os comentários de Einstein sobre o vegetarianismo (em inglês) :

“Although I have been prevented by outward circumstances from observing a strictly vegetarian diet, I have long been an adherent to the cause in principle. Besides agreeing with the aims of vegetarianism for aesthetic and moral reasons, it is my view that a vegetarian manner of living by its purely physical effect on the human temperament would most beneficially influence the lot of mankind”.

Eu prefiro seguir a sabedoria de uma pessoa como Albert Einstein. Afinal de contas, ele tinha algumas células cerebrais extras.

É o futuro da humanidade, ser vegetariano?

Há várias direções neste assunto :

  1. Países que eram pobres e não tinham condições de comer muita carne (como a Índia e a África) estão ficando mais ricos e então a população está começando a ser como o Ocidente e a comer mais animais. Isso é o que se nota hoje.
  2. A população mundial está crescendo a tal ponto que não é mais possível gastar terras para criar gado para alimentação, de modo que a humanidade está se movendo para uma dieta mais vegetariana.
  3. Nos países desenvolvidos, as pessoas estão ficando mais conscientes do sofrimento causado aos animais. Muitos não conseguem viver com o duplo padrão moral, no qual os humanos são tratados com alto nível de justiça (alta corte de justiça, convenção de Genebra, etc.) enquanto os animais são abatidos apenas para comer algo saboroso. Como resultado, mais pessoas se tornam vegetarianas.
  4. A tecnologia da Carne In Vitro permite criar carne de verdade no laboratório, sem matar animais. Ela se torna barata e disponível para todos. Também os produtos de origem vegetal que imitam o sabor da carne estão se tornando muito bons.

Continuar na Página 2 – Ser vegetariano ou vegano ?arrow1




star Veg :

star Sobre cidades e países :

star Outras Coisas :

star Se você encontrar dados incorretos nesta página, como um restaurante que fechou ou um grande rio que se moveu ou se você quiser me dizer alguma coisa, por favor escreva-me a contato.